Header Logo
Instalações Infinera

INFINERA


Comunicações, Ar Condicionado, Energia, Segurança e Multimédia

A crescente necessidade de inovação tecnológica fez com que a INFINERA investisse no seu pólo de I&D, em Portugal. A aquisição das suas novas instalações protagonizou o maior negócio de escritórios, do ano 2018, em Portugal, ocupando cerca de 8.500 m2 no denominado Office Parque de Carnaxide - Lisboa.

The Client

INFINERA é uma empresa de referência internacional no desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações, mais precisamente de transmissão ótica, e um dos principais fornecedores desta área. Carlos Ferreira, Country Manager da INFINERA, considera ter “um dos principais centros de desenvolvimento em Portugal, mais precisamente em Lisboa.” Acrescenta ainda que o “centro de desenvolvimento já tem cerca de 23 anos: já foi Siemens, Nokia-Siemens, Coriant e desde o ano passado pertence ao universo INFINERA”.

Data Center Infinera

The Challenge

O centro de investigação e desenvolvimento de tecnologia de redes óticas de telecomunicações com mais de 20 anos de presença em Portugal, instalou-se no seu novo espaço, de forma a permitir o reforço da sua equipa e dos seus laboratórios, para se afirmar como um centro de serviços globais de referência. Ciente dos desafios inerentes a um processo de mudança de instalações, a empresa contou com o apoio da equipa da DECUNIFY como seu parceiro tecnológico, para a conceção, implementação e gestão das infraestruturas de comunicações, ar condicionado, energia, sistemas de segurança e multimédia, abrangendo não só as áreas de laboratórios e Data Center como ainda toda a zona de escritório e áreas sociais. 

Segundo Carlos Pereira, Supervisor Facilities da INFINERA, este foi um “projeto muito desafiante, com a particularidade de ter um curto espaço de tempo para ser executado”, para além da “componente técnica que seria de grandes dimensões”. Refere que o edifício foi entregue como "devoluto, sem nada e portanto foi necessário fazer toda a rede elétrica do edifício, o aumento de potência para 3Mw, toda a rede de cablagem, controlo de acessos, CCTV, intrusão e, o mais importante, transferir os 1.200 metros quadrados de área técnica (dividida entre 4 laboratórios específicos da nossa atividade) e ainda um Data Center que assegura o funcionamento do mundo (INFINERA), em 24x7 durante 365 dias/ano”. Isto sem esquecer “os muitos quilómetros de cabo de cobre, os muitos quilómetros de fibra ótica e as muitas soluções inovadoras implementadas”.

Como já foi referido, o edifício encontrava-se devoluto, o que obrigou, não só à sua reformulação, bem como, à criação de novas infraestruturas, de modo a poder receber todos os espaços de trabalho da empresa. António Arsénio, Account Manager da DECUNIFY descreve este projeto como “multi-tecnológico, que abrange diversas tecnologias, desde à componente de cablagem passiva até a componente de multimédia e interatividade, passando pelas áreas de energia, ar condicionado e as diversas áreas de segurança” desenhadas e implementadas na INFINERA.

The Solution

Apesar do principal desafio ter sido o tempo de execução, as maiores preocupações da DECUNIFY foram planear e implementar todas as soluções, de forma a fornecer um serviço bem estruturado, que possibilitasse o crescimento, que melhorasse a experiência dos colaboradores e, essencialmente, que garantisse a alta disponibilidade em todos os setores da multinacional. 

Depois de diversos estudos e desenvolvimentos em parceria com a DECUNIFY, Carlos Pereira, afirma que “foi envolvida uma equipa de engenheiros que executou e desenhou todo o projeto e que a DECUNIFY foi a responsável pela sua correta implementação”. Acrescentou ainda que a nossa empresa “apresentou a proposta que seria, do ponto de vista técnico, a mais interessante, assim como, do ponto de vista financeiro”.

Foi necessária uma grande reconversão do edifício, de forma a dotar o mesmo, com as mais diversas tecnologias:

ENERGIA

Do ponto de vista elétrico, o edifício tinha uma capacidade instalada para cerca de 1Mw tendo sido ampliado para 3Mw, sendo 2Mw dedicados para os laboratórios de redes óticas e Data Center, e o restante 1Mw para o escritório e restantes áreas do edifício. Carlos Pereira, da INFINERA, alerta que “estamos a falar de 3Mw de energia, num edifício que não estava preparado para tal. Tratava-se de um edifício com vinte e muitos anos, que teve que ser todo adaptado à nossa realidade e às nossas necessidades”. 

O enfoque foi claramente para os laboratórios e Data Center, de modo a assegurar redundância com circuitos A e B, bem como de backup, em caso de falha de energia, sendo que os 2Mw são assistidos por dois geradores

Face a esta nova arquitetura, foi necessário desenhar e implementar uma distribuição de energia redundante, tendo sido instalados cerca de 33 Quadros Elétricos AC e mais de 20Km de cablagem elétrica, alimentada apenas por UPS, com uma potência total de aproximadamente 700Kw, uma vez que grande parte dos sistemas óticos em laboratório são alimentados por fontes DC assistidas por retificadores dedicados

AR CONDICIONADO

Pela sua criticidade no funcionamento do Data Center e dos laboratórios da INFINERA, o controlo climático foi também um dos pontos-chave neste projeto. Após a avaliação das necessidades de climatização, sempre com o intuito de criar um ambiente favorável à operação dos equipamentos, foram definidos e implementados sistemas de refrigeração avançados. 

As infraestruturas de ar condicionado foram concebidas para maximizar a eficiência e o consumo, tendo sido adotada uma solução com base em refrigeração a água, com um backup por expansão direta nos laboratórios e a água no Data Center.

A solução de climatização foi desenhada de acordo com as necessidades da empresa, utilizando condições de refrigeração redundantes para as zonas técnicas. Os laboratórios são assistidos por uma nova solução assente num Chiller de 750Kw de potência de frio com tecnologia TurboCore por Levitação com EER > 6. A redundância é assegurada por equipamentos de expansão direta que foi reaproveitada dos antigos laboratórios. 

Já no Data Center, e para um controlo mais preciso e eficiente, a solução de ar condicionado é suportada totalmente por dois sistemas de refrigeração a água redundantes. Da mesma forma, as zonas técnicas são também suportadas por dois sistemas de refrigeração a água redundantes e independentes. No total, a capacidade de frio instalada é superior a 1.5Mw.

REDES DE COMUNICAÇÕES

Toda a componente informática de uma empresa assenta na sua estrutura física e, uma vez mais, desenvolvemos a solução de redes de comunicações para satisfazer os requisitos específicos do cliente, levantando todas as necessidades de forma a que se enquadrassem nos seus métodos de trabalho.

Para garantir a eficiência e operacionalidade do negócio, as redes de comunicações foram construídas de raiz para suportarem toda a área de escritório, rede de laboratórios e Data Center. Optou-se por uma solução redundante em estrela e anel em fibra ótica monomodo e cobre CAT6A

Na zona de escritório optou-se pela instalação de bastidores insonorizados, em espaços com ventilação, com capacidades de alimentação de emergência e monitorização remota e, simultaneamente, que garantissem uma implementação próxima e organizada, fácil de instalar e gerir.

De referir ainda que a rede de comunicações também foi pensada tendo em conta a capacidade de implementação de outros sistemas, suportados nesta mesma infraestrutura passiva, nomeadamente aplicações de segurança, multimédia, mobilidade e vídeo. O Data Center foi preparado para ser capaz de responder a este aumento de serviços, também implementados neste projeto.

SISTEMAS DE SEGURANÇA

Na área da segurança, foram desenvolvidas várias soluções de acordo com a natureza dos espaços, a sua utilização e as respetivas necessidades tendo em consideração um conjunto de diretrizes e boas práticas que foram consideradas.

SEGURANÇA FÍSICA: construção e proteção do Data Center e dos outros sistemas associados com materiais especificamente capazes de proporcionar segurança suplementar nessas estruturas (gaiolas de proteção, salas dedicadas, etc.)

CONTROLO DE ACESSOS: Data Center, laboratórios e outros espaços estão protegidos com mecanismos de controlo de acesso. Foi ainda implementado um controlo rigoroso adicional, em zonas classificadas como zonas EPA - Eletrostatic Discharge Protected Area – que garante um alto nível de segurança aos colaboradores que acedem a determinados equipamentos e espaços, ao permitir uma descarga eletroestática prévia.

O reconhecimento de matrículas foi outra das soluções de segurança implementada, onde as câmaras IP, específicas para este tipo de sistemas, permitem o controlo de acessos às instalações e parques de estacionamento.

SISTEMAS DE DETENÇÃO E EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS: Os sistemas automáticos de deteção e combate de incêndios instalados na empresa são equipamentos fundamentais para a prevenção e resolução de possíveis ocorrências. Sirenes de alarme e iluminação de emergência também fazem parte deste projeto. 

VIDEOVIGILÂNCIA COM ANALÍTICA: foi implementada uma solução de segurança por vídeo IP que oferece uma visão geral e detalhada, com elevada qualidade de imagem, suportada em tecnologias de analítica de vídeo at-the-edge, que permitem a identificação de elementos específicos na imagem e aumentam simultaneamente a eficiência do sistema de segurança.

MULTIMÉDIA

A INFINERA, como empresa de desenvolvimento tecnológico, quis equipar as suas salas de reuniões/auditórios com as mais recentes inovações nesta área. Nesse sentido, a DECUNIFY recomendou e implementou um conjunto de soluções que visam aumentar a colaboração e a produtividade.

Foram instalados equipamentos interativos de reserva e agendamento dos espaços, caixas multimédia, flipcharts interativos e ainda, criado um espaço de auditório do tipo TownHall com capacidade para cerca de 100 lugares. Este auditório foi automatizado com controlo dos meios audiovisuais e domótica por meio de consolas tácteis, de modo a tornar a sala mais eficiente, fácil de utilizar e funcional.

De referir ainda que toda a iluminação foi alvo de uma profunda modernização, tendo sido adotada a tecnologia LED com sistema de controlo DALI.

The Result

Este projeto, dada a sua dimensão e amplitude, representou para a DECUNIFY um grande desafio, sob diversos pontos de vista, incluindo o tecnológico. António Arsénio, da DECUNIFY, considera que a execução deste projeto foi uma prova de fogo para a nossa empresa, “um projeto estratégico, que permitiu à DECUNIFY desenvolver e mostrar no mercado todas as suas potencialidades, não só na área que é mais tradicional – a área de networking – mas também em outras áreas de Data Centers e de gestão técnica de edifícios”.

É um projeto com continuidade e que permite ao nosso cliente ter um espaço empresarial tecnologicamente inovador e eficiente. De acordo, com Carlos Ferreira - Country Manager da INFINERA – contribui mesmo para serem “o principal centro de demonstrações e de experience center, a nível europeu”, bem como afirmar este centro de soluções, em concreto, “dentro do universo INFINERA”. 

A ação da DECUNIFY foi avaliada pelo Country Manager como “instrumental” e Carlos Pereira - Supervisor Facilities considera ser “um projeto que tinha que ser feito de mãos dadas e que todos nós tínhamos a consciência de uma perfeita sincronia”. Termina dizendo que a DECUNIFY “foi determinante para o sucesso deste projeto”.

Para a DECUNIFY ajudar a criar, em Lisboa, o maior centro de I&D em Portugal, de um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos de redes óticas é muito motivador, enquanto empresa, e que nos serve de motor para futuros projetos de qualquer dimensão.

Veja o vídeo:

Caso de Sucesso_Infinera.pdf

Caso de Estudo: Infinera

Read more Case Studies
iso9001 logo

2019 DECUNIFY - Soluções de Comunicações, S.A. | All rights reserved

Subscribe to our Newsletter!

By continuing, you are declaring to know our Privacy Policy